Arte Gravada: acervo do MAP na Casa Fiat de Cultura presencial e virtual
A exposição apresenta um conjunto de 10 impressões em xilogravura, configuradas como estandartes, criadas por Yara Tupynambá, Sandra Bianchi, Glaura Mary e Júlio Espíndola.
Cinquenta anos depois da sua produção, as obras poderão ser apreciadas pelo público após passarem por restauro decorrente da parceria entre a Casa Fiat de Cultura e o Museu de Arte da Pampulha (MAP).
Os estandartes são fruto de um trabalho de pesquisa dos artistas, realizado em 1974, na Escola de Belas Artes da UFMG, e exploram temas sagrados de maneira visceral e inovadora, humanizando figuras de santas e santos.
A técnica da xilogravura, com cortes precisos e expressivos na madeira, revela músculos, veias e uma força emocional que reinterpreta o figurativo sagrado sob uma perspectiva moderna. Esse diálogo entre tradição e inovação rompe com o academicismo e imprime uma identidade única às obras.
Com curadoria de Rafael Perpétuo, a exposição inclui um minidocumentário inédito, que registra todas as etapas do processo de restauro, e uma sala de leitura, convidando o público a se aprofundar no tema. A mostra reafirma o compromisso das duas instituições em preservar, ressignificar e difundir o patrimônio artístico e cultural de Minas Gerais, conectando passado e presente por meio da força transformadora da arte.
Os interessados em agendar visitas mediadas ou visitas acessíveis para grupos nas exposições em cartaz na Casa Fiat de Cultura podem solicitar pelo e-mail: [email protected]. O pré-agendamento pode ser feito por meio do formulário no link: https://bit.ly/AgendamentoVisitasEdu
Funcionamento de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, exceto às segundas-feiras.